Na sessão desta quinta-feira (18), a Tribuna Popular da Câmara de Vereadores trouxe como pauta central a educação financeira nas escolas. O encontro contou com a participação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Acre (CDL), Marcello Moura, a convite do vereador Joabe Lira (União).
Durante sua fala, Marcello reforçou a necessidade de atualização da Lei Municipal n° 2.287/2018, para que o Programa Municipal de Educação Financeira esteja alinhado às diretrizes da Lei Estadual nº 4.129/2023, que implantou o Programa Estadual de Educação Financeira na rede pública de ensino do Acre.
Segundo ele, o projeto já está em prática no Ensino Fundamental II de 11 escolas da rede estadual, envolvendo alunos do 5º ao 9º ano. Em outubro e novembro, serão realizadas avaliações para premiar 12 estudantes e quatro professores com o valor total de R$ 280 mil — recurso oriundo da parceria entre o governo estadual e o setor privado, a partir da arrecadação da ExpoAcre.





Marcello destacou que a iniciativa tem alcançado resultados significativos. “Nossas equipes estão presentes semanalmente nas escolas, acompanhando a troca de conhecimento entre professores e alunos. O próximo passo é fortalecer essa política também no âmbito municipal”, disse.
Entre os principais pontos da proposta, ele citou a criação de parcerias público-privadas para realização das Olimpíadas de Educação Financeira no município, a integração entre as secretarias estadual e municipal de educação e a necessidade de políticas públicas que ajudem a combater o alto índice de endividamento — realidade que atinge mais de 80% das famílias acreanas e brasileiras.
O vereador Joabe Lira ressaltou que a iniciativa pretende incluir, futuramente, também as escolas de ensino infantil do município, ampliando o alcance da educação financeira desde os primeiros anos escolares.