As 12 escolas que participam da primeira edição das Olimpíadas de Educação Financeira, receberam as cartilhas com material sobre Educação Financeira, que serão utilizadas por professores e alunos, como base para as provas que serão aplicada em outubro.
Nas cartilhas, alunos e professores terão acesso aos seguintes conteúdos, que servem como base para a elaboração das provas das Olimpíadas de Educação Financeira: Produção e consumo, Orçamento pessoal e familiar, Planejamento financeiro, Custos, despesas, receitas, preço e lucro, Investimentos e aplicações financeiras, Juros, capital, montante e amortização, Educação fiscal e cooperativismo de crédito.

O conteúdo das cartilhas será explorado, por professores e alunos, nos meses de agosto e setembro. A equipe organizadora das Olimpíadas dará apoio para esclarecer dúvidas e apoiar no que for necessário.
As provas da primeira etapa será aplicadas no dia 1º de outubro e a segunda etapa será realizada no dia 29 de outubro.
Participam das Olimpíadas, alunos do 6º ao 9º ano de 12 escolas, sendo seis públicas e seis particulares da rede de ensino de Rio Branco. No total, são R$ 280 mil em premiações para os três primeiros colocados de cada série. Os professores responsáveis pelos vencedores de cada categoria, também serão premiados.